Conecte-se conosco

Linux

SSH no Ubuntu – Instalação e Configuração

O SSH é um protocolo de rede criptográfico para a operação de serviços de rede de maneira segura sobre qualquer rede insegura.

Caio Lucas

Publicado

em

O Secure Shell (SSH) , fornece para você um canal de acesso seguro sobre uma rede insegura em um tipo de arquitetura chamada Cliente-Servidor.

Este tutorial tem por objetivo ensinar como realizar as configurações básicas de um servidor SSH.

Porém, antes de começarmos a configurar o SSH no Ubuntu precisamos compreender o que ele é e para o que ele serve, pois só assim conseguiremos saber como realmente aplicá-lo para atender de maneira mais eficiente suas necessidades administrativas dentro da sua rede.

O SSH trabalha em uma arquitetura chamada de Cliente-Servidor,por isso ela permite que de qualquer lugar da rede, você estando em uma máquina com Linux ou Windows, consiga se comunicar com o servidor a fim de realizar rotinas administrativas como se estivesse diante do próprio servidor.

Ele permite que de qualquer lugar da rede, você estando em uma máquina com Linux ou Windows, consiga comunicar-se com o servidor a fim de realizar rotinas administrativas como se estivesse diante do próprio servidor.

Obs: Se de uma maquina com windows você quiser acessar o Linux , você precisará de um programa chamado Putty , ele é um cliente de acesso remoto gratuito para todas as plataformas e você pode estar baixando direto do site oficial:

https://www.putty.org/

Instalação

sudo apt install openssh-server

Antes de tudo, vamos verificar se o SSH já está funcionando ou não, para isso vamos consultar o status com o comando abaixo:

sudo service ssh status

Como mostra , após a minha verificação me consta o serviço como ativo

Pressione a tecla q de quit para sair dessa tela

Liberando as portas SSH no Firewall UFW do Ubuntu

a próxima etapa agora é fazer a liberaração da porta do SSH no Ubuntu.

Execute o comando abaixo para que a liberação ocorra:

sudo ufw allow ssh

Hora de configurar o SSH

Por padrão você já está com o serviço do SSH ativo, mas se por algum motivo você queira alterar as configurações padrão, isso é possível. Porém, saiba o que está fazendo. Para alterar as configurações do SSH execute o comando abaixo, utilizando o editor de sua preferência:

sudo nano/etc/ssh/sshd_config

Essa é a tela onde você vai conseguir configurar o SSH do jeito que você quiser:

E após fazer essas alterações é necessário reiniciar o serviço para que as alterações entrem em vigor. Para isso, execute o comando abaixo:

sudo service ssh restart

Acesso ao Ubuntu via Cliente SSH

A sintaxe do SSH é muito simples, e você pode executar ela direto do seu Cliente SSH de escolha:

ssh usuario@ip-alvo

Você precisará inserir o nome do usuário e o IP remoto, ou seja, da máquina que você quer acessar. É importante ter o SSH instalado e ativado na outra máquina, ou não vai funcionar.

Por padrão a porta do SSH é a 22, mas algumas pessoas alteram a porta e neste caso é preciso informar a porta correta ou não vai funcionar.

A sintaxe do SSH informando a porta destino é:

ssh usuario@ip-alvo -p numerodaporta

EM ALTA